| 09/05/2005 19h30min
O presidente da Bolívia, Carlos Mesa, não participará da Cúpula América do Sul-Países Árabes que começará nesta terça, dia 10, em Brasília, informaram nesta segunda-feira fontes do governo boliviano.
O ministro da Presidência, José Antonio Galindo, disse à imprensa que Mesa ficará na Bolívia para resolver várias questões internas. Desde o fim de semana, o presidente está analisando se promulga ou veta uma polêmica reforma petrolífera aprovada na quinta-feira passada pelo Congresso. O projeto impõe um aumento tributário considerável no setor e a recuperação de parte do controle do negócio pelo Estado.
Mesa tem até o dia 17 para tomar uma decisão sobre a nova Lei de Hidrocarbonetos. O alcance da lei foi criticado pelo presidente, que considera que esta pode espantar os investimentos estrangeiros e colocar a Bolívia em risco de ações nos tribunais internacionais.
A Bolívia será representada na cúpula de Brasília pelo ministro das Relações Exteriores, Juan Ignacio Siles, que viajou à capital brasileira no domingo para participar da reunião.
As informações são da agência EFE.