| 04/05/2005 23h39min
Precisando golear o Fluminense para avançar às quartas-de-final da Copa do Brasil, o Grêmio acabou derrotado por 1 a 0 pelo tricolor carioca e deu adeus à competição nacional na noite desta quarta, dia 4, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Tuta, em cobrança de pênalti, marcou o único gol do Flu aos 34 minutos do primeiro tempo.
Com a eliminação, o Grêmio agora se concentra na disputa da Série B. O time volta a campo neste sábado contra o Ituano pela terceira rodada da Segundona. A partida acontece mais uma vez no Estádio Beira-Rio, com os portões fechados.
Já o Fluminense segue na Copa do Brasil e terá pela frente o Treze-PB, que também nesta quarta eliminou o Coritiba por 1 a 0, em Campina Grande.
No confronto desta quarta, o Grêmio entrou em campo já perdendo por 2 a 0 – o time precisava reverter a vantagem do Flu, que venceu o tricolor por 3 a 0 na partida de ida das oitavas-de-final, no Rio de Janeiro.
No primeiro tempo, a equipe de Mano Menezes até criou mais chances que o adversário, com bonitas jogadas de Anderson, principalmente pelo lado esquerdo, e alguns chutes de Somália contra a meta de Kléber.
Porém, aos 34 minutos, Fabiano Eller tocou para Tuta que, livre, foi derrubado na área por Eduardo. O árbitro Rodrigo Cintra apitou a penalidade, convertida pelo próprio Tuta com chute rasteiro.
A desvantagem no placar, afastou ainda mais a vaga do Grêmio, já que o time teria que marcar cinco gols até o final da partida para avançar às quartas-de-final da Copa do Brasil.
Aos 38, o tricolor teve chance de empatar com um chute de Escalona após cobrança de falta, que foi parar do lado de fora da rede de Kléber.
No segundo tempo, o Grêmio precisou segurar o nervosismo enquanto assistia ao Fluminense apenas tocar a bola. O time da casa decaiu em campo e, se já havia produzido pouco no primeiro tempo, não fez quase nada na etapa final.
Destaque apenas para a jogada de Anderson, aos 21 minutos, que bateu da esquerda que exigiu boa defesa do arqueiro do Flu. Depois, para piorar a situação do Grêmio em campo, Jeovânio, que já tinha um cartão amarelo, fez uma falta violenta em Gabriel e levou o vermelho.
Nos acréscimos, Pedrinho assustou Kléber com um chute venenoso de fora da área mas, nessa altura do jogo, boa parte torcedores já havia deixado o Olímpico.
Confira a galeria de fotos.