| 05/05/2005 00h03min
O Figueirense está entre as oito melhores equipes da Copa do Brasil. Em uma noite inspirada, o alvinegro devolveu o placar da partida de ida, em São Paulo, e venceu o Corinthians por 2 a 0 no tempo regulamentar na noite desta quarta, dia 4, em Florianópolis. Nas cobranças de pênaltis, o Figueira bateu novamente o tima paulista, desta vez por 3 a 2, e garantiu uma inédita classificação para as quartas-de-final da competição. Na próxima fase, o furacão encara o vencedor do confronto entre Paulista e Internacional, que entram em campo nesta quinta.
As estrelas do Corinthians não resistiram à pressão imposta pela equipe catarinense. Apoiado pela torcida, que fez o Estádio Orlando Scarpelli tremer do primeiro ao último minuto de jogo, a equipe comandada pelo técnico Marco Aurélio iniciou a partida em cima do adversário. Mais determinado em campo, o furacão reduziu os espaços e chegou sempre com perigo no ataque. No Corinthians, os "galácticos" Tévez, Carlos Alberto, Gil, Sebá e companhia não conseguiram se entender. Erraram muitos passes e, durante mais da metade do primeiro tempo, praticamente não passaram do meio-campo.
Sempre superior no gramado, para o Figueirense faltava apenas a vantagem no marcador. E, na primeira oportunidade clara de gol, a equipe catarinense não desperdiçou. Aos 23 minutos, Rudinei – que só atuou porque Carlos Alberto foi poupado, em função dos problemas com a torcida no último final de semana – se livrou da marcação pelo lado direito e cruzou na medida para Bilu, que cabeceou com precisão e estufou as redes de Tiago.
Na segunda etapa, o time do técnico argentino Daniel Passarella voltou disposto a se recuperar. Nos primeiros minutos, a equipe paulista praticamente não saiu da intermediária adversária. Mas foi só impressão. Passados os minutos iniciais, o Figueirense, que até então se poupava devido ao ritmo alucinante do primeiro tempo, partiu em busca dos gols que precisava. Foi aí que Rudinei, grande destaque da partida, apareceu mais uma vez, aos 15 minutos. Depois de desarmar Carlos Alberto, o volante fez um excelente lançamento para Cláudio na ponta direita. Este, por sua vez, cruzou certinho para Rodrigo na pequena área, que só teve o trabalho de tocar para o gol e marcar o segundo.
Depois disso, o alvinegro continuou pressionando. Esteve mais próximo de marcar o terceiro do que o time paulista de descontar e evitar as cobranças de pênaltis. Aos 24 minutos, em uma bola cruzada na área, Cláudio se antecipou aos zagueiros e chutou de primeira, no pé da trave do goleiro Tiago. Mas o terceiro gol, o da classificação, não veio e a decisão da vaga foi mesmo para o tiro dos nove metros.
Tal qual a partida, as cobranças de pênaltis foram emocionantes. Carlos Alberto desperdiçou o primeiro tiro do Corinthians, na boa defesa de Édson Bastos. Em seguida, Bilu e Tévez converteram, mas Paulo Sérgio chutou para fora. Roger errou feio na seqüência, mas Flávio não soube aproveitar. Marcelo Mattos e Marquinhos Paraná converteram, e a decisão da vaga ficou para os zagueiro Sebá e Cléber. Sebá chutou por cima, e Cléber, o xerife da zaga alvinegra, colocou no cantinho de Tiago e garantiu a classificação inédita.
Com informações do Diário Catarinense.
• Confira a galeria de fotos da partida