| 14/04/2005 21h34min
O mais velho suspeito de fraudar a Receita Federal preso nesta segunda, 11, na Operação Tango deve ser ouvido nesta sexta pelo juiz substituto da 1ª Vara Criminal Federal especializada em lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro nacional, Gerson Godinho da Costa.
Siegfried Griesbach, de 96 anos, foi detido no Rio, onde já foi ouvido por agentes gaúchos, e chegou nesta quinta a Porto Alegre.
Devido à sua frágil condição de saúde, será ouvido antes do final do inquérito pelo juiz, que vai se antecipar à possível ação criminal. Ele também prestará depoimento aos agentes da PF. Os outros 13 presos pela Operação Tango estão presos em Porto Alegre, incluindo o suposto líder da quadrilha, Cesar Arrieta.
No depoimento de terça-feira, no Rio, Griesbach garantiu que não sabia de nada sobre as operações criminosas que vinham fraudando há oito anos a Receita Federal.
Os depoimentos de cada envolvido têm demorado até 10 horas. Muitos dos envolvidos vêm usando a prerrogativa de apenas se manifestar em juízo.
A quadrilha usava a empresa Vale Couros Trading como fachada para negociar créditos tributários inexistentes com empresas que queriam saldar dívidas com o Fisco, que na verdade nunca eram pagas. As fraudes também envolviam a negociação ilegal de aplicações financeiras em CDB, com saque do dinheiro sem o pagamento do Imposto de Renda.
Apenas um dos procurados, com mandado de prisão expedido e residente em São Paulo, não foi preso. Chegou na quarta a Porto Alegre Fábio Magno de Araújo Fernandes, preso em João Pessoa, na Paraíba, acusado de intermediar certidões falsos no esquema de venda de créditos fiscais.
As informações são de Zero Hora.