| 06/04/2005 23h48min
Foi sofrido, mas o Grêmio bateu, de virada, o Vila Nova por 3 a 1 na noite desta quarta, dia 6, no Estádio Olímpico, e avançou às oitavas-de-final da Copa do Brasil. Fábio Bala, Márcio Oliveira e Samuel marcaram para o tricolor. Cláudio Luiz abriu o placar para os goianos. Na próxima fase da competição, o Grêmio irá enfrentar o Fluminense.
Apesar de precisar apenas de um empate sem gols para se classificar, o Grêmio tomou a iniciativa desde o início da partida. Logo aos dois minutos, Márcio Oliveira cruzou na área goiana e Somália, com o joelho esquerdo, quase marcou. A pressão se manteve nos minutos seguintes, com o tricolor levantando muitas bolas na área, mas os zagueiros Higo e Cláudio Luiz quase sempre levaram vantagem sobre os atacantes gremistas.
Depois de suportar a pressão inicial, o Vila Nova equilibrou a partida. Aproveitando-se da fragilidade do meio-campo tricolor, que não oferecia segurança aos zagueiros Tiago Prado e Alessandro Lopes, os goianos quase marcaram. Aos 13 minutos, Wando cruzou na área e Marco Aurélio, de cabeça, desperdiçou.
Conforme o tempo passava, aumentava a insatisfação da torcida nas arquibancadas. Os mais visados, como de costume, eram os meias Bruno e Élton, que erravam muitos passes. A sensação dos torcedores era de que a equipe do técnico Hugo de León levaria um gol a qualquer momento. E foi o que ocorreu, aos 28 minutos, em uma cobrança de falta de Alvim, que o zagueiro Cláudio Luiz, de 1m98cm, desviou de cabeça.
Quatro minutos depois, as vaias da torcida, que eram cada vez mais fortes, foram contidas pelo empate gremista. Somália dividiu com a zaga, e a bola sobrou para Fábio Bala, que girou e chutou forte da entrada da área, sem chances de defesa para o goleiro Michel. Foi o primeiro gol do atacante com a camisa tricolor.
– Perdemos muitas chances no início da partida. Depois tomamos o gol e a equipe ficou nervosa. Vamos tentar tranqüilizar os jogadores para a segunda etapa – afirmou o técnico Hugo de León ao término da primeira etapa.
A conversa de De León parece ter surtido efeito. Na volta do intervalo, logo aos dois minutos, Somália abriu espaço na defesa do Vila Nova e chutou forte, à esquerda do gol defendido por Michel. O Grêmio seguiu tomando a iniciativa, mas não conseguia criar oportunidades efetivas de gol.
Como o empate em 1 a 1 levaria a decisão por pênaltis, De León sacou Marcinho da equipe, para a entrada de Samuel. Dos pés do atacante saíram os gols que garantiram a classificação tricolor. Aos 23 minutos, Samuel lançou Somália, que invadiu a área e cruzou para Márcio Oliveira, livre, empurrar para o gol.
O Vila Nova, que até então parecia estar satisfeito com o placar de 1 a 1, voltou a atacar com força. Se empatasse, estaria classificado. E, graças ao estreante Alessandro, não conseguiu o empate. Aos 30 minutos, Leonardo Manzi recebeu dentro da área e tocou na saída de Eduardo. Alessandro, que substituíra Gustavo aos nove minutos da primeira etapa, afastou em cima da linha.
O Vila Nova continuou pressionando, mas, aos 45, veio o gol da tranqüilidade gremista. Em um contra-ataque, Samuel entrou na área e chutou cruzado, definindo o placar.
Nas oitavas-de-final da Copa do Brasil, o Grêmio encara o Fluminense. A partida está prevista para a próxima semana, e a CBF deve confirmar nesta quarta o mando de campo do jogo.
• Confira a galeria de fotos da partida