| 23/03/2005 13h04min
Os produtores gaúchos sem cobertura do seguro agrícola e os não favorecidos com linhas de crédito do Programa Nacional de Agricultura (Pronaf) estão habilitados a receber bolsa-estiagem. A decisão foi anunciada nesta terça, dia 22, em reunião do Comitê de Gerenciamento para Esiagem. As famílias atingidas pela seca serão indicadas por meio dos conselhos municipais de desenvolvimento.
Conforme a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o agricultor que solicitar o recurso deve apresentar laudo da Emater/RS comprovando perdas de no mínimo 30% em atividades tipicamente familiares. De acordo com o secretário da Agricultura e Abastecimento, Odacir Klein, "outras reivindicações para enquadramento entre os beneficiários poderão ser avaliadas posteriormente".
Além de Klein participaram do encontro o delegado regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Nilton Pinho de Bem, o secretário da Reforma Agrária e Cooperativismo, Vulmar Leite, e o presidente da Emater/RS, Caio Rocha.
O Comitê de Gerenciamento foi criado em encontro do governador Germano Rigotto no dia 14 de março para definir ações conjuntas do Estado, União e municípios no combate à seca que assola o Rio Grande do Sul.
As informações são da Secretaria de Agricultura do RS.