| 21/03/2005 17h53min
O presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag/RS), Ezídio Pinheiro, afimrou ter saído satisfeito da reunião que teve com o governador Germano Rigotto. Durante toda a tarde desta segunda, dia 21, centenas de produtores aguardaram na Praça da Matriz o fim da reunião no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
A Fetag pediu anistia do pagamento do empréstimo de 80% da safra e 80% da safrinha do programa Troca-Troca. Rigotto ofereceu descontos de 75% a 100% e prometeu estudar a proposta da entidade.
O governador anunciou ainda o repasse de R$ 1,4 milhão a produtores atingidos pela estiagem, a partir de segunda-feira, para a compra de semente forrageira, que suprirá a falta de pasto para o gado.
Rigotto reafirmou que a única solicitação ainda pendente depende da conclusão de levantamento pelos municípios para identificar os agricultores sem amparo de programas estaduais ou federais, aos quais deverão ser
repassados recursos de um fundo emergencial
que está sendo formatado pelo Estado e a União. O dinheiro viria do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e seria depois reembolsado pelo Estado.
O assunto será tratado pelo governador nesta terça, dia 22, em Brasília, em reunião que terá com a área econômica do governo federal. A criação do fundo está sendo planejada por uma comissão formada por representantes dos governos federal e estadual e da Famurs, que vem se reunindo regularmente. O prazo de 14 dias estipulado para a definição vai até o próximo dia 29.
Com informações da Rádio Gaúcha.