| 22/03/2005 13h50min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou uma nota oficial na tarde desta terça, dia 22, encerrando oficialmente as negociações sobre a reforma ministerial. No documento, Lula confirma os nomes do deputado federal Paulo Bernardo (PT-PR) para o Planejamento, Orçamento e Gestão, e o do senador Romero Jucá (PMDB-RR) para a pasta da Previdência Social.
Bernardo substitui Nelson Machado, que ocupava o cargo interinamente desde a saída de Guido Mantega para a presidência do BNDES. Jucá assume no lugar do senador Almir Lando (PMDB-RO), que pediu demissão no dia 15.
Apesar dos boatos, Aldo Rebelo (PcdoB) deve permanecer na articulação política, segundo informou sua assessoria nesta terça. Sua permanência foi acertada durante a manhã em conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na segunda-feira, uma fonte do Palácio do Planalto afirmou que Rebelo deixaria o cargo após as intensas pressões do PT.
As mudanças desta terça não afetaram somente os ministérios. Na Câmara dos Deputados, o deputado Arlindo Chinaglia substitui Professor Luizinho na liderança do governo na Casa. Os dois são do PT de São Paulo.
Com informações da Rádio Gaúcha e agências Reuters e Brasil.