| 18/03/2005 12h00min
Com sete andares divididos em bretes para 25 animais cada, o navio-curral Kenoz, de bandeira panamenha, atracou na noite desta quinta, dia 19, no Porto Novo, em Rio Grande, para dar início a uma operação inusitada. A embarcação transportará 8,5 mil cabeças de gado vivo do Rio Grande do Sul para o Líbano.
Prevista para durar 20 dias, a viagem tem como destino Beirute. Até lá os bovinos serão alimentados com ração. Uma operação com animais não era realizada no porto de Rio Grande há 30 anos. O Kenoz atracou às 19h15min já com 5 mil animais a bordo, entre bovinos e ovinos vindos do Uruguai.
No embarque, os bois, que chegam ao cais em caminhões, passam por um corredor cercado e saem direto na rampa do navio. A bordo são acomodados nas baias pela tripulação.
– Que diferente, moderno. Só o cheiro que é estranho – comentou o atracador José Cavalheiro, de 50 anos, que há 23 anos trabalha no porto e não havia visto embarcação igual.
A operação de embarque deve durar até a manhã de sábado. Os animais são exportados vivos para atender a uma exigência libanesa, que busca cortes de carne diferentes dos brasileiros. O gado é avaliado em R$ 4 milhões.
As informações são de Zero Hora.