| 03/03/2005 13h36min
O Vaticano divulgou nesta quinta, dia 3, que, apesar da melhora contínua no estado de saúde do papa João Paulo II, a participação dele nas celebrações da Páscoa ainda não está confirmada. Segundo as informações, o Papa mostra-se ansioso para voltar pra casa, mas não há previsão de quando o pontífice poderá deixar o hospital.
O porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, disse os eventos marcados pelo Vaticano para a Páscoa não haviam sido alterados, mas ainda não estava claro até que medida o Papa estaria apto para participar deles.
João Paulo II, que se submeteu a uma traqueostomia há uma semana, deve provavelmente aparecer na janela de seu quarto, no hospital Gemelli, no domingo, como aconteceu no domingo anterior.
O boletim médico disse que a abertura feita na garganta do Pontífice estava cicatrizando, que ele estava passando várias horas por dia sentado e que os exercícios de reabilitação feitos para ajudá-lo a respirar vinham sendo realizados com a "participação ativa" dele.
O Papa, que sofre de mal do Parkinson, foi hospitalizado duas vezes no mês passado devido a problemas respiratórios que obrigaram os médicos a realizar a traqueostomia.
As informações são da agência Reuters.