| 02/03/2005 14h59min
O papa João Paulo II se recupera da cirurgia na garganta, realizada na semana passada, melhor do que o esperado. O comentário foi feito, nesta quarta, dia 2, pelo cardeal alemão Joachim Meisner, depois de visitar o pontífice no hospital. Meisner disse a jornalistas não ter idéia do tempo que o papa precisará permanecer no hospital Gemelli, de Roma.
– Acabei de falar com o papa. Eu estava no quarto dele. Ele disse 'cardeal, como é bom você estar aqui – disse Meisner.
Outro cardeal alemão, Joseph Ratzinger, visitou o papa na terça e revelou que ele conversou em italiano e alemão. O pontífice de 84 anos, que sofre do mal de Parkinson e artrite, passou por uma traquesotomia na quinta passada para ajudá-lo a respirar. Especialistas médicos haviam alertado que poderia levar semanas até que o papa recuperasse a fala.
O Vaticano não informou quando ele poderá deixar o hospital, levantando a possibilidade de que, pela primeira vez em seu papado, ele poderá perder as cerimônias de Páscoa no final do mês. A hospitalização do papa e sua ausência do Vaticano estão afetando as vendas de lembranças que normalmente criam um bom comércio na Praça de São Pedro. Normalmente as quartas e os domingos são dia de comércio intenso, já que os católicos vão ouvir a audiência semanal do papa, mas a ausência de pessoas causa uma queda nas vendas, disse o vendedor, que se identificou como Remo.
– Sem o papa, não trabalhamos. Não fazemos nenhuma venda nas quartas-feiras e domingos porque não há audiências – disse Remo.
As informações são da agência Reuters.