| 25/02/2005 16h53min
Apesar de respirar sem a ajuda de aparelhos, os médicos recomendaram o papa João Paulo II a não falar por vários dias, disse o Vaticano nesta sexta, dia 24. O pontífice passou uma noite tranqüila no hospital depois de ser submetido a uma cirurgia na garganta nesta quinta, dia 25.
O porta-voz Joaquin Navarro-Valls disse a jornalistas que o coração e a circulação sanguínea do papa, que tem 84 anos, estão em boas condições, e que João Paulo não apresenta infecção nos brônquios, o que seria uma complicação possível da cirurgia à qual foi submetido para aliviar seus problemas respiratórios.
– O pontífice passou uma noite de descanso tranqüilo e esta manhã tomou seu desjejum com bom apetite. A situação do pós-operatório continua regular. Ele respira sozinho e suas condições cardio-circulatórias continuam boas. Ele não precisa de assistência respiratória – disse Navarro-Valls.
Navarro-Valls disse que, quando despertou da cirurgia, o papa pediu papel e escreveu, em tom de brincadeira: "O que fizeram comigo?", e depois seu lema latino, "Totus Tuus" (totalmente teu), uma frase sobre sua devoção à Virgem Maria.
As informações são da agência Reuters.