| 15/02/2005 18h44min
O Batalhão ambiental encontrou mais três bombas de captação de água para irrigação no Rio Gravataí nesta terça, dia 15. O Batalhão irá identificar na quarta se as bombas têm licença para funcionar. Apenas cinco propriedades na região possuem a documentação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para utilizar a água do rio para irrigação. Nos últimos dias sete bombas já foram lacradas na Região Metropolitana. Os municípios de Gravataí, Cachoerinha, Alvorada e Viamão seguem em estado de racionamento.
No Litoral Norte, o proprietário de uma área de 200 hectares em Mostardas, foi autuado na segunda, dia 14, pela Fepam, por captação irregular de água da lagoa Bacopari para irrigação de lavoura de arroz.
O coordenador técnico da Fepam no Verão Gaúcho, Mattos’Alem Roxo, técnicos do setor de Irrigação da Fundação e o Batalhão Ambiental da Brigada Militar constataram que havia sido rebaixado o nível de dois canais de adução para captação da água da lagoa. Conforme Roxo, o proprietário da área não tem licença da Fepam para a obra e será multado.
Uma escavadeira de grande porte escondida na propriedade foi encontrada e apreendida, ficando o fazendeiro como fiel depositário. Os técnicos também determinaram o uso da máquina para recomposição dos canais.
Além disso, foi aplicada uma multa de R$ 2 mil porque a bomba de sucção de água estava sem a tela de proteção na ponta e provocou a morte de centenas de peixes de pequeno porte.
Matto’Alem Roxo afirma que a lagoa Bacopari está com a linha da margem recuada em 360 metros do ponto normal, mostrando os efeitos da seca no Estado.
Com informações da Rádio Gaúcha e Fepam.