| 11/02/2005 22h21min
Dois municípios da região norte gaúcha enfrentam racionamento de água e elevam para oito o número de cidade na mesma situação no Rio Grande do Sul em razão da estiagem. Em Vila Maria, os cortes sistemáticos tiveram início nesta sexta. Em São Domingos do Sul, os moradores ficam até seis horas por dia sem água. No interior do município, caminhões-pipa abastecem famílias e o gado.
Na Região Metropolitana, Gravataí, Alvorada, Cachoeirinha e Viamão enfrentam o racionamento. A situação é a mesma em Garibaldi e em Nova Petrópolis, na Serra.
Até esta sexta, 57% das cidades gaúchas já haviam decretado situação de emergência em razão da falta de chuvas. Em Santa Rosa, ligações com a rede de poços artesianos são ampliadas, mas, em localidades do interior, a água deve chegar a 130 de um total de 800 residências.
Nesta quinta, o governador Germano Rigotto defendeu a limpeza imediata dos Rios dos Sinos e Gravataí. A cada 72 horas, o governo fará encontros para a análise do que foi realizado e do que ainda falta fazer.De acordo com o governador, já foram perfurados mais de 300 poços artesianos nos últimos dois anos no Estado.
Com informações da RBS TV.