| 10/01/2005 12h28min
O número de municípios gaúchos em situação de emergência subiu para 87 nesta segunda, 10. A Defesa Civil do Estado recebeu comunicado das prefeituras de Morro Redondo, São Lourenço do Sul, Caçapava do Sul, Santana da Boa Vista, Ipê, Lajeado do Bugre, Pedro Osório e Fagundes Varela. Com a inclusão das novas cidades, os efeitos da estiagem se estendem ainda mais pela região Noroeste.
O coordenador estadual da Defesa Civil, Paulo Roberto Osório, afirma que, mesmo com as chuvas registradas no Estado, não houve alteração no quadro de cidades atingidos pela seca.
– Ocorreram apenas chuvas esparsas, e a situação continua a mesma, disse.
Em Erechim, por exemplo, o índice pluviométrico registrado neste domingo chegou a 113 milímetros em quatro horas initerruptas de chuva. Apesar da água, não houve ajuda para a lavoura.
O diretor-técnico da Emater/RS, Ricardo Schwarz, estima perdas de, no mínimo, 40% a 50% para os produtores. Segundo ele, a produção de feijão deve cair entre 20% e 30%. Já na indústria leiteira, a queda oscila entre 10% e 15%. Schwarz garante que ainda não houve prejuízos nas lavouras de arroz, mas que já há preocupação quanto ao nível dos reservatórios.
Na tarde desta segunda, uma reunião na Delegacia Regional do Ministério do Movimento Agrário avaliará as perdas na agropecuária gaúcha. Participam do encontro representantes dos governos federal e estadual, além de integrantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul (Fetag/RS) e da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf-Sul).
Com informações da Rádio Gaúcha.
Veja as imagens da seca no Estado