| 09/01/2005 18h49min
Os gaúchos voltaram a enfrentar altíssimas temperaturas no Rio Grande do Sul neste domingo, dia 9. Campo Bom foi o município onde os termômetros registraram o nível mais alto – 40,3ºC–, e Porto Alegre teve a segunda temperatura do Estado, de 39ºC. A previsão é de chuva no início da semana em diversos pontos, mas o calor já volta a partir de quarta-feira.
Uma fraca frente fria já está provocando chuva em algumas cidades. Até terça, deve cair chuva forte e descontínua em diversas regiões, criando a possibilidade de recomposição de reservartórios e alívio de racionamento, especialmente nas regiões norte e noroeste do Estado. Já as perdas na agricultura não devem ser ameninzadas, já que para isso seria ideal a ocorrência de chuva fraca e contínua.
Na terça, o tempo fica instável com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia em vários pontos, principalmente na divisa com Santa Catarina. Na Região Sul a possibilidade de chuva é menor. Mas já na quarta o tempo se estabiliza, com predomínio de sol e retorno das temperaturas elevadas em praticamente todo o Estado. Apenas na faixa litorânea as temperaturas estarão amenas. Condições maiores de chuva ocorrem na divisa com Santa Catarina.
Na quinta, a volta do calor e a alta umidade do ar provocam a formação de nuvens de chuva em várias localidades, principalmente no decorrer da tarde e durante a noite. Mas o sol deverá predominar na maior parte do dia em praticamente em todas as cidades.
No último sábado, dia 8, foi registrada a temperatura mais alta nos últimos dois anos. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, o termômetros marcaram 40,4ºC. A sensação térmica era de 43ºC. No Litoral Norte, a temperatura mais alta foi registrada em Imbé, onde os termômetros chegaram aos 31ºC na sombra e aos 36º sob o sol.
As informações são da Central RBS de Meteorologia.
Veja as imagens do Verão