| hmin
O ex-ministro da Defesa, José Viegas, despediu-se do governo na manhã desta segunda, dia 8. Em seu discurso de despedida ele afirmou que não iria falar sobre o episódio que levou ao seu pedido de afastamento, uma vez que já se manifestou sobre o tema em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Viegas enumerou as ações do ministério da Defesa durante sua gestão, lembrando a aprovação da Lei do Abate, a alteração das regras do setor de aviação comercial, e o acidente na Base de Alcântara que vitimou mais de 20 engenheiros altamente qualificados do programa espacial brasileiro, entre outras ações.
O vice-presidente José Alencar, designado pelo presidente Lula para o ministério da Defesa, discursou logo após Viegas, comprometendo-se a dar prosseguimento à modernização das forças armadas brasileiras e ao importante trabalho do Exército, Marinha e Aeronáutica no país.
No encerramento da cerimônia o presidente Lula dirigiu-se às
autoridades presentes elogiando a gestão
do ministro demissionário José Viegas. Lula reiterou sua intenção de que até o final de seu mandato sejam extintas todas as diferenças entre os servidores civis e militares.
O presidente rebateu críticas à presença do exército brasileiro no Haiti, afirmando que esta é uma importante ação para o reconhecimento do Brasil na área de defesa militar.