| 17/09/2004 13h35min
O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, recebeu nesta sexta, dia 17, uma notícia positiva especialmente para os agricultores gaúchos após o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o Rigotto, o governo federal teria voltado atrás e estaria disposto a editar medida provisória para solucionar o impasse em relação à plantação de soja transgênica em todo o país. A intenção do Planalto é abranger na MP tudo que foi acertado no Congresso. Além do plantio, a questão da comercialização dos organimos geneticamente modificados também será definida.
– Ele (Lula) quer que se leve para dentro da Medida Provisória tudo aquilo que foi acordado no Senado – disse Rigotto depois de conversar por duas horas com o presidente.
O adiamento da votação no Senado do projeto da Lei de Biossegurança preocupava produtores gaúchos, que já começaram o plantio. Entidades rurais do Estado afirmam que o cultivo de soja transgênica é um processo irreversível.
Conforme Rigotto, entre sexta e terça alguma decisão deve ser anunciada. A MP não vai tratar do uso de células embrionárias em pesquisas médicas.
Também participaram da reunião os ministros da Fazenda, Casa Civil, Planejamento e Defesa.
As informações são da Rádio Gaúcha.