| 08/09/2004 22h26min
Diante de um pequeno público, em torno de mil pessoas, o Figueirense foi derrotado por 1 a 0 pelo São Caetano, no Estádio Anacleto Campanella, no ABC Paulista. De cabeça, o zagueiro Thiago anotou o único gol, aos 28 minutos do primeiro tempo. Com a derrota nesta quarta, dia 8, o time catarinense estacionou nos 41 pontos e vai ocupando a 12ª posição no Campeonato Brasileiro.
Desde a 11ª rodada que o Figueirense não consegue arrancar os três pontos em território alheio – foram cinco derrotas e três empates. A última vitória do Furacão longe dos seus domínios foi diante do Flamengo (3 a 0), no dia 26 de junho.
O alvinegro começou dominando a partida desta quarta até os 15 minutos de jogo. Aos seis e aos nove minutos, Nenê perdeu ótimas chances, ambas à queima roupa de Sílvio Luiz.
Depois, o São Caetano tirou proveito dos erros de passe no meio e das falhas na marcação do alvinegro. Aos 28 minutos, após cobrança de escanteio, veio o gol dos donos da casa. Thiago subiu mais alto e mandou de cabeça para dentro do gol de Gustavo.
Na seqüência, o Azulão só não ampliou porque o goleiro Gustavo, do Figueirense, conseguiu fazer duas ótimas defesas, aos 39 e aos 46 minutos.
Na etapa final, o técnico Dorival Júnior mudou a equipe e o futebol do Figueirense passou a predominar no Anacleto Campanella. Éverton, que estava atuando como volante, foi para a meia-direita, e Galeano deixou a equipe para a entrada de Carlos Alberto, que se recuperou de uma lesão nos ligamentos.
Apesar de criar boas oportunidades de gol, os atacantes do Figueira, Izaías e Romualdo (e depois Rodrigo), se depararam com a falta de pontaria e, ao mesmo tempo, com uma excelente atuação do arqueiro Sílvio Luiz.
Aos sete minutos, o pequenino Izaías recebeu no meio dos gigantes da zaga do Azulão, mas chutou fraquinho, da linha de pequena área, deixando fácil para o goleiro. O São Caetano só foi oferecer perigo aos 27, com um chute de fora de Mineiro.
A última oportunidade do Figueira aconteceu nos acréscimos, com o lateral Paulo Sérgio. Ele ficou com um rebote de Sílvio Luiz e, livre, perdeu um gol feito da meia-lua da área.
– Nossa equipe até criou umas três boas oportunidade, mas erramos na finalização – assumiu Romualdo, em entrevista à rádio CBN/Diário.
– Mesmo no primeiro tempo, que não tivemos uma supremacia, ainda assim tivermos oportunidades de marcar. E, mesmo assim, levamos um gol de bola parada. Fica um sentimento de frustação porque precisávamos de uma vitória, que seria um passo decisivo na busca do nosso equilibrio na competição – declarou o técnico Dorival Júnior.
O Figueira agora se prepara para receber o Botafogo, neste domingo, no Estádio Orlando Scarpelli, às 16h.
Com informações da CBN/Diáro.
ANA LETÍCIA DA ROSA