| 08/09/2004 22h07min
Um jogo de risco para ambos. O confronto desta quinta, dia 9, entre Grêmio e Botafogo, no Rio de Janeiro, é pela recuperação na tabela do Brasileirão. As duas equipes estão na zona de rebaixamento, por isso a briga é direta. Precisando somar pontos de qualquer maneira, o tricolor vai entrar em campo, no Estádio Caio Martins, desfalcado e possivelmente com improvisações. A partida está marcada para começar às 20h30min.
No entanto, mesmo com uma vitória é pouco provável que o Grêmio deixe de figurar entre os quatro últimos. Para isso, torcerá por um tropeço do Vitória em casa nesta quinta. Vai ser o primeiro jogo do time de Plein após o período de concentração na serra gaúcha. Em 2003, a equipe se valeu desse expediente antes das partidas contra o Peñarol, Santos e Vasco. Nas três ocasiões os ares de Gramado e Canela fizeram bem para o tricolor.
O setor mais modificado do time será a defesa. O volante Cocito deve ser deslocado para o setor esquerdo da zaga, formando o trio com Baloy, pela direita, e Caçapa, centralizado. A improvisação ocorre pelo fato de Bilica, Claudiomiro, Tiago Prado e Capone estarem impossibilitados de atuar nesta partida. Plein testou o time no 3-5-2, tendo George Lucas e Arílson apoiando o ataque pelas alas.
O Grêmio ocupa a 21ª posição, com 28 pontos, seguido exatamente pelo Botafogo, 22º, com 27 pontos.