| hmin
Principal conquista alvinegra no Campeonato Brasileiro do ano passado, o Figueirense estréia nesta quarta, dia 25, na Copa Sul-Americana, a primeira competição continental nos 83 anos de história do clube. O adversário é o Internacional, a partir das 19h30min, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O jogo de volta está marcado para 4 de setembro, em Porto Alegre (RS).
O time que entra em campo é bem diferente do que atuou nas últimas rodadas no Brasileiro. A começar pelo gol. Édson Bastos não vai completar seu 100º jogo sem ser substituído no Figueira. O goleiro sofreu um estiramento muscular na coxa direita e deve ficar parado por três semanas. Gustavo entra.
No meio-de-campo, mais novidades. Galeano, contratado na semana passada, faz sua estréia com a camisa alvinegra. E Bilu, recuperado de lesão, reaparece na equipe. No ataque, mais uma estréia, de André, que atua ao lado de Izaías.
Cada clube recebe US$ 40 mil pelas duas partidas e ainda pode arrecadar US$ 700 mil se chegar à final. Quem sair vitorioso encara o Grêmio, que já tem vaga garantida na próxima fase por ser um dos quatro melhores clubes brasileiros no ranking da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
Essa fórmula, no entanto, já foi alterada para a próxima temporada. De 12 representantes, o Brasil vai passar a ter oito.
Seriam os classificados entre o quinto e o nono lugar no Brasileiro deste ano, mais o campeão, além dos dois melhores no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), atualmente o Cruzeiro e o São Paulo.
Na Libertadores, o quarto colocado no Brasileiro passa a disputar uma repescagem para garantir a vaga.
No Internacional, a estréia na Sul-Americana é tratada como jogo decisivo. Uma vitória pode apaziguar a torcida, descontente com a recente série de maus resultados no Brasileiro, e manter o técnico Joel Santana no cargo.
Uma derrota tende a levar o clube a uma crise, na qual a demissão do treinador seria o desfecho mais provável. Em meio à turbulência, o ameaçado Joel Santana tem só um problema para montar o time.
O zagueiro Vinícius, com lesão no joelho esquerdo, não participa do jogo. Por causa disso, Joel Santana pode alterar o esquema da equipe do 4-4-2 para o 3-5-2, utilizando Wilson, Sangaletti e Edinho na defesa.
No caso de utilizar dois zagueiros, as opções do treinador são Sangaletti e Edinho, com a entrada de Álvaro no meio-de-campo, ou o aproveitamento de Júnior Paulista, que está recuperado de lesão e não atua desde o fim de 2003, ou de Labarthe.
Com o péssimo resultado contra o Coritiba, no último final de semana, há a possibilidade de outras alterações na equipe. Felipe Athirson vem treinando muito bem e pode ganhar a vaga de Chiquinho na lateral esquerda.
Outra possibilidade seria a saída de Élder Granja do meio para o retorno de Danilo. Sem um título importante desde 1992, quando ganhou a Copa do Brasil, o Internacional que ir longe na Sul-Americana e joga a competição com seus titulares.
As informações são do Diário Catarinense.