| 29/07/2004 16h
O tenista Gustavo Kuerten avançou nesta quinta, dia 29, às oitavas-de-final do Masters Series de Toronto, no Canadá. O brasileiro derrotou o britânico Tim Henman, cabeça-de-chave número 5, por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/4, em 1h42min de jogo. Ainda nesta quinta, por volta de 20h30min, Guga encara Jan Hernych. O checo que passou pelo australiano Todd Reid por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/3.
Concentrado, firme nas devoluções de saque e sacando bem, Guga conseguiu reverter uma situação difícil no primeiro set, em que salvou dois set points no décimo game. Com um bom primeiro serviço e depois com um ace, Guga igualou a série e aproveitou para quebrar o saque de Henman no game seguinte e no outro, com um ace, fazer um set a zero.
No segundo set, já dominando a partida, o catarinense teve três oportunidades de quebra no primeiro game, mas Henman conseguiu se salvar. No entanto, no 2 a 2, Guga conseguiu quebrá-lo novamente e só precisou manter o seu saque para garantir a vitória, fechando a série com um ace.
Essa foi a terceira vitória de Guga sobre Henman, em sete confrontos. No total, durante o jogo, Guga teve 57% de aproveitamento do primeiro saque, fez 12 aces, quatro duplas-faltas, deu 36 winners e fez apenas 14 erros não forçados.
Campeão do Masters Series do Canadá, em 1997, quando foi disputado em Montreal (as sedes se alternam a cada ano), Guga avança às oitavas-de-final em Toronto pela primeira vez na carreira, em três participações.
Já com 75 pontos no ranking mundial, em que é o 23º colocado e outros 15 pontos na Corrida dos Campeões 2004, em que ocupa o 24º posto, Guga entra em quadra nesta noite, para enfrentar o checo Hernych, 109º e 118º, respectivamente. Será o primeiro confronto entre ambos.
Caso vença Hernych, que entrou na chave principal depois de passar pelo qualifying, o brasileiro soma mais 50 pontos no ranking mundial e 10 na Corrida.