| hmin
A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre apresentou queda pelo segundo mês consecutivo, passando de 17,2% em maio para 16,8% em junho. Na comparação do últimos 12 meses o nível de ocupação cresceu 1,8%, e foi registrada a criação de 27 mil novos empregos na região.
A pesquisa mensal da Fundação de Economia e Estatística, Dieese e Fundação Gaúcha do Trabalho divulgada nesta quinta, dia 29, revela que o crescimento do número de empregos foi mais acentuado no comércio. Entre maio e junho foram criadas 16 mil novas vagas na Região Metropolitana. Já a indústria e o setor de serviços apresentaram queda no nível de emprego.
De acordo com o economista Raul Luís Bastos, um dos coordenadores da pesquisa, o crescimento da taxa de emprego é um reflexo da melhora na situação econômica do país.
Conforme o levantamento, o salário médio dos trabalhadores assalariados da Região Metropolitana apresentou alta de 10,9% em um ano. Na comparação entre maio e junho o crescimento dos rendimentos ficou em 2,5%. O contingente de desempregados da região passou de 313 mil para 305 mil pessoas.
Com informações da Rádio Gaúcha.