| hmin
O espanhol Feliciano Lopez é o próximo adversário do brasileiro Gustavo Kuerten no torneio de Roland Garros, em Paris. Cabeça-de-chave número 23, Lopez avançou às oitavas-de-final neste sábado, dia 29, ao derrotar o sul-coreano Hyung-Taik Lee por 3 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/3), 4/6, 6/0 e 6/3. O jogo entre Guga e Lopez deve ser disputado na segunda-feira, dia 31.
Com apenas 22 anos, Lopez é o 25º colocado no ranking mundial e o 51º na Corrida dos Campeões – Guga ocupa a 28ª e a 19ª posições nas listas, respectivamente. Os dois tenistas nunca se enfrentaram no circuito mundial.
Após a excelente vitória obtida neste sábado sobre o suíço Roger Federer, número 1 do mundo, o brasileiro soma 35 resultados positivos e apenas cinco derrotas em Roland Garros. Pela sexta vez consecutiva ele disputa as oitavas-de-final – fase na qual parou nos últimos dois anos, perdendo justamente para dois espanhóis: Albert Costa e Tommy Robredo.
Aclamado pelo público que lotou a quadra Philippe Chartrier (a central do complexo parisiense) e o aplaudiu de pé no jogo contra Federer, Guga disse que não poderia pedir nada mais neste torneio.
– Essa vitória já vale como um título para mim e com certeza foi a mais importante do ano – comemorou. – A partida de hoje só acrescentou para a relação especial que tenho com esse torneio e com essa torcida. Com certeza o público me ajudou muito, me aplaudindo, gritando o meu nome e, desta maneira, me deixando concentrado o tempo todo. Essa vitória já compensou todo o trabalho que eu venho fazendo nas últimas semanas.
Sofrendo com dores no quadril direito (que passou por uma artroscopia há dois anos), o catarinense ficou fora dos Masters Series de Monte Carlo e Hamburgo para poder se preparar melhor para o Grand Slam francês – seu torneio favorito e do qual é tricampeão (venceu em 1997, 2000 e 2001).
– Vou continuar encarando o torneio da mesma maneira, pensando jogo a jogo e mantendo a minha rotina de piscina, fisioterapia e um treino no final do dia – adiantou Guga em relação ao jogo contra Lopez.
Por estar nas oitavas-de-final, o brasileiro já garantiu 150 pontos no ranking mundial e outros 30 na Corrida dos Campeões.