| 29/05/2004 10h14min
Foi como voltar para casa para o brasileiro Gustavo Kuerten. Completamente à vontade de volta à quadra central de Roland Garros, o tricampeão do torneio não tomou conhecimento do atual número 1 do mundo. Na manhã deste sábado, dia 29, no jogo mais esperado até agora em Paris, Guga venceu o suíço Roger Federer por 3 sets a 0, com parciais de triplo 6/4.
Nas oitavas-de-final, o catarinense – cabeça-de-chave número 28 do aberto francês – vai enfrentar o vencedor do confronto entre o espanhol Feliciano Lopez (23º pré-classificado) e o sul-coreano Hyung Taik-Lee. A partida deve ser disputada na segunda-feira, dia 31.
A estratégia de Guga deu certo desde o início: contra um adversário que tem uma variedade de jogo muito grande, o jeito era ter mais variedade ainda, e antes. O brasileiro soube explorar bem o saque e o jogo de fundo de quadra contra Federer – que, apesar de ser um jogador completo, se dá melhor em quadras rápidas.
O atual campeão do Torneio de Wimbledon e do Aberto da Austrália chegou a perder para Guga nas estatísticas de jogadas junto à rede (típicas de pisos mais velozes): venceu apenas 50% dos pontos quando optou pelas subidas (14 de 28), enquanto o brasileiro teve 84% de sucesso (16 de 19).
Disposto a deixar a responsabilidade toda sobre Federer, Guga entrou em quadra solto e já saiu quebrando o serviço do suíço logo no primeiro game do jogo. Federer devolveu a quebra em seguida, mas o brasileiro conseguiu mais uma no terceiro game e apenas administrou a vantagem para fechar o primeiro set em 6/4.
As duas parciais seguintes foram tão tranqüilas que Federer não conseguiu ter mais nem um break point sequer a seu favor. No segundo set, Guga quebrou o saque do adversário no terceiro game e, na parcial seguinte, obteve a quebra no quinto game. Em ambos os casos, o brasileiro soube tirar proveito da vantagem para fechar os sets em 6/4.