| hmin
Vai ser uma briga conseguir um lugar na quadra central do complexo de Roland Garros neste sábado, dia 29. Por volta das 7h30min (horário de Brasília), o brasileiro Gustavo Kuerten e o suíço Roger Federer se enfrentam por uma vaga nas oitavas-de-final do Grand Slam francês. O clicEsportes acompanha o jogo ponto a ponto, em tempo real, e a ESPN Brasil anuncia a transmissão ao vivo.
O confronto é o mais esperado desta edição do torneio, do qual Guga é tricampeão (conquistou o título em 1997, 2000 e 2001). Atual número 1 do mundo, Federer também é o dono dos troféus do Aberto da Austrália deste ano e do Torneio de Wimbledon do ano passado.
Cabeça-de-chave número 28 em Paris e atualmente na 30ª posição no ranking mundial, Guga sabe que terá um adversário dos mais complicados do outro lado da rede neste sábado. Sem estar nas condições físicas ideais, o brasileiro manteve sua rotina de recuperação nesta sexta e fez apenas um treino de uma hora com o técnico Larri Passos, no final da tarde.
– Mantive a minha rotina de piscina, exercício físico, fisioterapia e mais fisioterapia – contou Guga. – Bati bem na bola e o jogo de ontem (quinta, contra o blega Gilles Elseneer) realmente não me desgastou muito e deu para recuperar.
Com um recorde de 34 vitórias em 39 jogos disputados nas quadras de saibro de Roland Garros, Guga adiantou que, para conseguir vencer Federer, vai ter que entrar de maneira bem intensa em quadra, não deixando o adversário se sentir à vontade.
– Tentei treinar jogadas e golpes os mais variados possíveis, porque ele é um cara que varia muito o jogo e vou precisar estar atento – disse. – Vou passar um pouco a pressão para ele, mas quero que ele saiba, dentro da quadra, que eu quero ganhar dele, que eu não sou mais um cara que está ali para jogar e ver o que vai dar.
Este será o terceiro confronto entre os dois tenistas. No primeiro jogo, no saibro de Hamburgo, em 2002, Federer ganhou; na última partida, na quadra rápida do Masters Series de Indian Wells, no ano passado, foi Guga quem venceu. Por já estar na terceira rodada do Grand Slam, Guga tem garantidos 75 pontos no ranking mundial e outros 15 na Corrida dos Campeões, em que ocupa o 19º posto.