| 22/03/2004 20h06min
A fé católica entrou em campo no Catarinense 2004. Para evitar o choque com a tradicional Procissão do Senhor dos Passos, em Florianópolis, no domingo, a partida entre Figueirense e Chapecoense, no Orlando Scarpelli, foi antecipada para sábado. A idéia de trocar a data partiu da direção do clube da Capital, na última quinta-feira, após receber vários e-mails, cartas e faxes de torcedores pedindo a alteração.
A primeira providência dos dirigentes alvinegros foi entrar em contato com a Chapecoense para verificar a possibilidade da mudança, que foi prontamente aceita. Em seguida, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) foi consultada – e deu a bênção, nesta segunda, no fim da tarde.
A própria Arquidiocese de Florianópolis entrou no processo, através do arcebispo Dom Murilo Ramos Krieger, que telefonou para os presidentes do Figueirense, Paulo Prisco Paraíso, e da Federação, Delfim Pádua Peixoto Filho, reforçando a importância da troca da data.
– Seria prejudicial para os dois eventos mantê-los no mesmo dia – disse Dom Murilo.
A Procissão marca o encontro do Nosso Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores. Segundo estimativas da Arquidiocese, reuniu cerca de 20 mil pessoas no ano passado, o que corresponde quase à lotação máxima do Estádio Orlando Scarpelli.
– É uma procissão secular, a mais tradicional de Florianópolis. Nos últimos tempos, vinha sendo esquecida, mas voltou com força após a ampla divulgação do ano passado – afirmou Dom Murilo – O povo da cidade gosta da festa, é só divulgar que ele comparece.
A partida de sábado entre Figueirense e Chapecoense é válida pela terceira rodada do quadrangular final do Estadual e vai ter transmissão ao vivo pela TVCOM, menos para a região de Florianópolis, a partir das 16h.
Os 13 mil ingressos para o jogo estão à disposição do torcedor, no Orlando Scarpelli, e nos postos autorizados pelo Figueirense, ao preço de R$ 15. O confronto vale a liderança da fase decisiva.
O Figueira tem quatro pontose e é o único invicto após duas rodadas, enquanto o Verdão vem em segundo lugar, com três pontos, à frente do Atlético apenas no saldo de gols.
As informações são do Diário Catarinense.