| 14/03/2004 18h05min
Guarani e Figueirense empataram em 1 a 1 na tarde deste domingo, dia 14, no Estádio Renato Silveira, em Palhoça, na abertura do quadrangular final do Catarinense 2004.
Os dois gols da partida foram marcados na primeira etapa. O placar foi aberto aos 18 minutos, quando Dênis acabou cabeceando contra o próprio gol, enganando o goleiro André, após cruzamento de Romualdo, deixando o Figueira na frente.
O Bugre empatou aos 37 minutos, com Neno, aproveitando, na pequena área, uma grande jogada do zagueiro Leandro, que fez fila na defesa alvinegra.
Apesar de atuar em casa, o Guarani adotou claramente uma postura de respeito ao adversário, que luta pelo tricampeonato. O resultado foi que o Figueira passou grande parte do confronto atuando no campo de ataque.
O alvinegro tabelou e pressionou bastante, mas teve poucas chances reais de perigo. A jogada mais acionada foi a de linha de fundo, com Romualdo, o melhor jogador em campo.
Nos minutos finais, o zagueiro Flávio, do Guarani, foi expulso, após acertar uma cotovelada no rosto do zagueiro e capitão Márcio Goiano, do Figueirense, em uma dividida na área. O jogador do time da casa alegou que o lance não foi intencional.