| 03/03/2004 10h43min
O governador Germano Rigotto se encontrou na manhã desta quarta, dia 3, com os deputados federais e senadores da bancada gaúcha no Congresso Nacional. A reunião ocorreu no Metropolitan Hotel, em Brasília. Após a abertura da reunião de trabalho pelo coordenador da bancada, deputado Francisco Turra (PP), o governador começou uma detalhada exposição sobre a situação financeira do Estado e falou das perspectivas para a reversão do atual quadro.
Segundo Rigotto, o momento exige um trabalho coordenado entre o Executivo gaúcho e a bancada federal. Essa ação conjunta tem por objetivo buscar iniciativas, junto ao governo federal, que enfrentem as dificuldades atuais e viabilizem, ao mesmo tempo, a solução dos problemas estruturais do Estado.
– Precisamos fortalecer a nossa relação para o encontro de saídas não voltadas somente para os problemas emergenciais do Estado – disse o governador na sua exposição.
Segundo Rigotto, é fundamental a garantia, por exemplo, da correção do ressarcimento do Fundo de Compensação das Exportações e a definição de um caminho para renegociação da dívida pública, que está sufocando todos os estados da federação.
O governador também se encontrou com o ministro da Previdência, Almir Lando, numa reunião secreta que não possuia hora marcada e que não teve seu resultado divulgado. Rigotto pede repasse de R$ 200 milhões da União por créditos previdenciários (recursos de aposentadorias de pessoas que iniciaram o pagamento da Previdência pelo iniciativa privada e acabaram passando e se aposentando no serviço público estadual). À tarde, Rigotto deve se encontrar com o ministro dos Transportes, Anderson Adauto, para falar sobre os ressarcimento de estradas federais assumidas pelo Estado.