| 02/03/2004 09h32min
A bancada do PT no Senado deve decidir nesta terça, dia 2, recomendar a retirada da assinatura de sete parlamentares do partido no pedido de CPI para investigar os bingos, que poderia resultar na apuração do escândalo que envolve o ex-assessor da Casa Civil Waldomiro Diniz.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), um dos sete petistas que assinaram a favor da CPI dos Bingos, afirmou nesta terça ter sugerido fazer um diálogo com o senador Magno Malta (PL-ES) antes que a comissão seja instalada. Malta foi o senador que fez o requerimento da CPI.
– Sugeri que primeiro vejamos a tramitação da medida provisória 168 (MP que proíbe os bingos), sua apreciação e votação. Se for votado o projeto e convertido em lei, então poderíamos refletir melhor sobre a instalação dessa CPI – disse Suplicy em entrevista ao programa Atualidade, da Rádio Gaúcha.
Segundo o Suplicy, quando Malta apresentou o requerimento de CPI, ele afirmou ter dialogado com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, que disse estar de acordo com a medida. O senador disse ainda ter sugerido ao próprio ministro José Dirceu que fosse ao Congresso esclarecer o caso Waldomiro Diniz, a fim de afastar quaisquer dúvidas e irregularidades.
– Fiz a sugestão num diálogo rápido com Dirceu e o presidente Lula e depois não tive mais diálogos sobre isso. Mas Dirceu disse que pensaria no assunto.
Pesquisa do Instituto Datafolha revela que 67% dos brasileiros entendem que o ministro José Dirceu deve se afastar do cargo, devido ao escândalo Waldomiro Diniz. Para o senador, a melhor atitude seria Dirceu comparecer ao Congresso, perante uma das comissões, com a disposição de esclarecer qualquer episódio.
– Seria algo bastante positivo e ele sairia dessa situação muito respeitado, com certeza, ainda que meus companheiros tenham uma opinião diferente da minha – disse.
Acusado de ligação com o jogo do bicho e de tentativas de extorsão para financiar campanhas do PT, Waldomiro depõe nesta terça, dia 2, na Polícia Federal. Senadores petistas que assinaram o requerimento do senador Magno Malta diziam não ter recebido oficialmente orientação do governo sobre como proceder, mas já admitiam que, se houver um entendimento no partido contra a instalação da CPI, podem recuar. Segundo Malta, o pedido conta com 33 assinaturas, sete delas de petistas. São necessárias 27 no total.
Com informações da Rádio Gaúcha e Globo Online.