| 23/02/2004 13h09min
Dos poucos bares que estão abertos nesta segunda, dia 23, em Porto Alegre, alguns ainda estão com as máquinas caça-níqueis em funcionamento e vendendo fichas. Uma medida provisória assinada na última sexta, dia 20, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva proíbe o funcionamento destes estabelecimentos.
Em um bar na avenida da Azenha, 10 máquinas funcionam normalmente. O proprietário afirmou desconhecer qualquer determinação e disse que pretende manter as máquinas ligadas. Outro proprietário na mesma rua, depois de questionado pela reportagem da Rádio Gaúcha, informou que irá desligar as máquinas ainda nesta segunda. Nos bares de avenidas como Assis Brasil e Farrapos, na Zona Norte da Capital, a maioria das máquinas está desligada.
O superintendente em exercício da Polícia Federal, Ademar Stocker, informa que o efetivo da corporação está reduzido e que o trabalho de fiscalização irá ocorrer mais intensamente a partir da Quarta-Feira de Cinzas, dia 25. Desde a noite de sábado estão ocorrendo diligências orientando os proprietários a desligarem os aparelhos.
– Certamente vamos fiscalizar com mais intensidade na quarta-feira. Nós temos outras atividades para desenvolver e fomos pegos de surpresa com a medida. Não temos um efetivo para poder atender a todos os estabelecimentos que possuem bingos ou caça-níqueis. A recomendação é que todos se abstenham de funcionar até que venha uma contra-ordem. Quem resistir estará desobedecendo a uma ordem do funcionário público federal número 1, que é o presidente da República, e estará sujeito às penas da lei – afirmou Stocker.
Em Capão da Canoa, Tramandaí, Caxias do Sul e Passo Fundo as máquinas também estão funcionando normalmente. O Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Litoral orientou os estabelecimentos a cumprirem as normas, mas vai procurar os direitos dos comerciantes na Justiça.
Já os bingos permanecem fechados em quase todas as cidades gaúchas. Somente os dois bingos de Lajeado estavam abertos neste domingo, dia 22. O presidente da Associação dos Bingos do Rio Grande do Sul, Márcio Augusto da Silva, ressalta que as cerca de cem casas de bingo existentes no Estado geram 3 mil empregos. Com informações da Rádio Gaúcha.