| 17/02/2004 09h46min
O dólar comercial abriu esta terça, dia 17, em alta de 0,30%, cotado a R$ 2,908 na compra e R$ 2,918 na venda. Passado o feriado americano do Dia do Presidente, a liquidez dos negócios no Brasil deve voltar à normalidade. As atenções dos investidores estarão concentradas principalmente na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que tem início hoje.
É praticamente consenso que o comitê manterá a taxa básica de juros nos atuais 16,50% ao ano. Poucos analistas admitem alguma surpresa, como a adoção de um pequeno corte. Mas o mercado quer saber desde já quais serão as sinalizações do Banco Central para a reunião de março. Na divulgação da taxa, amanhã, ou da ata da reunião, na próxima semana, o BC pode acenar com a possibilidade voltar a reduzir a Selic no mês que vem.
No mercado de câmbio, os investidores reduzem as especulações em torno do cenário político e voltam a acompanhar fatores específicos, como fluxo cambial. O BC não promove leilões de compra desde o último dia 4. Segundo operadores, o principal motivo para isso é que a liquidez vem se mostrando pequena, o que favorece a volatilidade.
Com informações da Globo Online.