| 13/02/2004 19h11min
A zebra ameaçou, mas o brasileiro Gustavo Kuerten confirmou o favoritismo e está nas semifinais do Torneio de Viña del Mar (piso de saibro, premiação total de US$ 333 mil), no Chile. Nesta sexta-feira, dia 13, Guga quase deu chance ao azar antes de vencer o italiano Filippo Volandri por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 2/6 e 7/6 (7/4).
Cabeça-de-chave número 2, o catarinense vai disputar uma vaga na decisão do torneio contra o vencedor do confronto entre o argentino Gaston Gaudio (quarto pré-classificado) e o espanhol David Sanchez. O jogo pelas semifinais será disputado neste sábado, dia 14, em horário a ser definido pela organização da competição chilena.
O primeiro set Guga venceu tranqüilamente com a paciência que Volandri não teve, trocando bolas até provocar o erro do italiano. Com o saque funcionando a seu favor, o brasileiro ainda conseguiu quebrar o serviço do adversário no segundo e no quarto games, administrando a vantagem para fechar em 6/1.
A facilidade e superioridade de Guga pareciam continuar no segundo set, quando quebrou o saque de Volandri logo no primeiro game. Mas o italiano reagiu, devolvendo a quebra no game seguinte e voltando a vencer no serviço de Guga no sexto game. Após abrir 5/2, Volandri teve o primeiro set point quando o brasileiro sacava no sétimo game e não desperdiçou, empatando o jogo ao fazer 6/2 com uma bola fora de Guga.
Como um trator, o catarinense voltou para o terceiro set disposto a liquidar a partida. Com quebras no primeiro, terceiro e quinto games, Guga abriu 5/0 e já estava com a mão na vaga às semifinais. Guga não contava era com a bruxa que estava solta na quadra central do Club Naval Las Salinas. De maneira incrível, Volandri salvou dois match points de Guga para quebrar o serviço do brasileiro no sexto game. De volta ao jogo, o italiano não errava uma bola sequer e se aproveitava do nervosismo de Guga, que simplesmente não conseguia fechar a partida.
O brasileiro sacou outras duas vezes para vencer o jogo, sem sucesso. Para desespero da torcida brasileira, Volandri não só empatou em 5/5 como ainda passou à frente e chegou a ter um match point quando Guga sacava em 5/6. Usando o saque para se recuperar, o brasileiro levou a decisão para o tiebreak. Guga conseguiu o primeiro minibreak em 3/2, mas o italiano não deixou barato e devolveu no ponto seguinte, empatando em 3/3. No nono ponto, Guga voltou a passar à frente no placar e segurou os dois serviços que tinha em mãos na seqüência para liquidar o jogo e acalmar o coração dos torcedores, selando a vitória em 7/6 (7/4).