| hmin
O brasileiro Gustavo Kuerten volta à quadra nesta sexta, dia 13, em busca de vaga às semifinais do Torneio de Viña del Mar (piso de saibro, premiação total de US$ 333 mil), no Chile. Guga enfrenta o italiano Filippo Volandri por volta das 17h (horário de Brasília), na quadra central do Club Naval Las Salinas, com transmissão ao vivo anunciada pelo Sportv (canal 39 da rede a cabo NET).
Cabeça-de-chave número 2 do torneio, o tenista de Florianópolis vem de vitórias sobre Jean Rene Lisnard (FRA) e Franco Squillari (ARG), mas considera Volandri, contra quem nunca jogou, adversário mais difícil que os anteriores.
– Vai ser um desafio jogar contra o Volandri. Ele é um dos jogadores que mais evoluiu no ano passado, jogou muito bem a temporada de saibro da Europa e aqui está demonstrando um grande nível de jogo. Com certeza vai ser uma partida mais disputada e mais difícil do que as que joguei até agora –disse Guga – A gente nunca se enfrentou, vai se conhecer mais durante o jogo, mas sem dúvida ele não vai me dar nada de graça.
O catarinense treinou em dois períodos nesta quinta. No início da tarde bateu bola com o israelense Harel Levy; depois trabalhou com o técnico Larri Passos.
– O Guga tem que continuar jogando com os pés no saibro, ou seja, mantendo a humildade. Se tiver que levantar a bola, por exemplo, que levante como fez ontem, quando precisou – afirmou Larri, que conta com a cooperação da fisioterapeuta Mariângela Lima, responsável pelos exercícios preventivos que o tenista tem realizado.
A classificação às quartas-de-final garantiu ao tenista 40 pontos no Sistema de Entrada, ranking em que é o 17º colocado, e outros oito pontos na Corrida dos Campeões 2004, na qual é o 25º. Caso vença Volandri (atualmente o 44º colocado no ranking mundial e 75º na Corrida), Guga fica com 75 e 15 pontos, respectivamente.