| hmin
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda, dia 26, durante seu programa de rádio Café com o Presidente, que o Brasil precisa ocupar lugar de destaque no cenário internacional, não apenas com o Carnaval e o futebol, mas também com a venda de produtos de alto valor agregado.
– Não queremos ficar apenas no agronegócio, exportando produtos in natura. Queremos transformar esses produtos para que a gente possa colocar valor agregado e fazer os nossos produtos ganharem melhores preços, para que tenha mais dinheiro para o Brasil – disse.
Esta semana, o presidente Lula está em viagem oficial pela Índia. Durante as gravações do programa (que vai ao ar a cada 15 dias, sempre às segundas), Lula deixou mensagens exclusivas. Foram reservados dois pronunciamentos.
Para Lula, o Brasil deve ser reconhecido também pela capacidade de produzir e vender produtos das indústrias nacionais. O presidente afirmou que os ministros (segundo ele, especialmente, o das Relações Exteriores, o da Agricultura e o do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) terão de viajar muito ao redor do mundo para dizer que o país tem Carnaval, pobreza, crianças de rua, mas também indústria, agricultura e tecnologia.
Durante o programa, Lula fez questão de reforçar que atualmente o Brasil ocupa lugar de destaque no comércio de aviões e no agronegócio, especialmente nos setores de carnes bovina e de frango, café, soja e suco de laranja. Lula afirmou que o país tem todas as condições para ser mais ousado no comércio internacional.
– Estou convencido que ainda não ousamos 30% do que temos competência para ousar. Então o Brasil vai ocupar o lugar de destaque que ele tem no mundo com muita ousadia – enfatizou.
As informaçõe são da Agência Brasil.