| 15/01/2004 02h35min
O brasileiro Gustavo Kuerten está garantido nas semifinais do Torneio de Auckland (piso rápido, premiação total de US$ 404 mil), na Nova Zelândia. Na madrugada desta quinta, dia 15 (pelo horário de Brasília), Guga avançou ao derrotar o norte-americano Vincent Spadea, quinto pré-classificado, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/6 (7/4).
Cabeça-de-chave número 3 e atual campeão do torneio, o catarinense agora disputa uma vaga na decisão do título com o vencedor do confronto entre o eslovaco Dominik Hrbaty – que perdeu para Guga na final do ano passado na Nova Zelândia – e o alemão Philipp Kohlschreiber (vindo do qualifying). A outra semifinal já está definida entre o checo Jiri Novak (segundo favorito) e o espanhol Rafael Nadal.
Solto e à vontade em quadra, Guga salvou dois break points contra Spadea logo no segundo game e converteu o primeiro que obteve no terceiro para abrir 2/1 sobre Spadea. Mas o brasileiro não teve tempo de aproveitar o impulso da quebra. A chuva, que pintava o céu de cinza em Auckland desde o início do jogo, veio no início do quarto game e só foi dar trégua uma hora e 15 minutos depois.
Na volta à quadra, mesmo com Spadea dificultando a vida de Guga com winners de devolução (especialmente no segundo serviço), o brasileiro conseguiu nova quebra de saque no sétimo game. O break point foi convertido com uma jogada típica de Guga: depois de jogar Spadea de um lado para o outro no fundo da quadra com cruzadas cada vez mais anguladas, o catarinense deixou o norte-americano estático em quadra ao encaixar de surpresa uma paralela de esquerda perfeita junto à linha lateral da quadra. Em seguida, foi só sacar para fechar em 6/2.
No segundo set, a agressividade de Spadea desconcentrou Guga, que permitiu que o adversário tomasse a frente do placar pela primeira vez na partida com uma quebra no quarto game, sacando em seguida para abrir 4/1. Retomando as rédeas do jogo, Guga deu o troco na sétima parcial e teve a chance de passar à frente com um break point no nono, mas não aproveitou.
Com a igualdade de 6/6 no placar, a decisão do set foi para o tiebreak, em que Guga começou levando o primeiro minibreak em um winner de devolução sensacional de Spadea. Nervoso, o norte-americano acabou cometendo a única dupla falta da partida logo no ponto seguinte, igualando o desempate em 2/2. Com uma bola fora de Spadea e um voleio perfeito junto à rede, o brasileiro chegou a 6/3 e, no segundo match point, selou a vitória em 7/6 (7/4).