| 28/10/2003 15h
O brasileiro Gustavo Kuerten estreou com vitória no Masters Series de Paris (quadra de carpete coberta, premiação total de 2,45 milhões de euros), na França. Nesta terça, dia 28, Guga avançou à segunda rodada ao derrotar o norte-americano Mardy Fish por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7/2).
Embalado pela conquista do título do Torneio de São Petersburgo, na Rússia, no último domingo, o tenista catarinense busca agora uma vaga às oitavas-de-final em Paris. O adversário será o australiano Mark Philippoussis, cabeça-de-chave número 9 do torneio do qual foi vice-campeão em 2000 (perdeu para o russo Marat Safin na final).
Nesta terça, Guga começou colocando pressão sobre Fish, obtendo três break points logo no primeiro game. No terceiro, o brasileiro novamente foi para cima e, na quinta oportunidade, conseguiu vencer no saque do norte-americano, abrindo em seguida vantagem de 3/1. Guga teve mais quatro break points no quinto game, mas não houve mais quebras e, com um primeiro serviço perfeito, o brasileiro fechou a série em 6/4.
O saque, aliás, foi a grande arma de Guga durante a partida – e o grande pesadelo de Fish. O norte-americano obteve apenas 36% de aproveitamento do primeiro serviço no primeiro set, contra 60% do brasileiro. Fish melhorou na segunda série, não abrindo tantos espaços para Guga, que venceu seus games de serviço com tranqüilidade. O brasileiro chegou a ter um break point a favor no 11º game, mas a decisão acabou indo para o tiebreak.
No desempate, Fish voltou a se atrapalhar com o saque e cometeu uma dupla falta no quarto ponto, cedendo o minibreak para Guga. Quando sacava em 2/6, no primeiro match point do brasileiro, o norte-americano fez nova dupla falta e selou a passagem de Guga à segunda rodada.