| hmin
Cabeça-de-chave número 3, o brasileiro Gustavo Kuerten busca nesta sexta, dia 24, uma vaga às semifinais do Torneio de São Petersburgo (quadra de carpete coberta, premiação total de US$ 1 milhão), na Rússia. Por volta das 9h30min (horário de Brasília), Guga encara o norte-americano Vincent Spadea, sexto pré-classificado, na quadra central do Sports Complex Peterburgsky.
Nesta quinta, o catarinense avançou ao derrotar o romeno Victor Hanescu em dois tiebreaks com parciais idênticas de 7/6 (7/1).
– O Guga jogou os dois melhores tiebreaks dos últimos tempos, contra um grande sacador – elogiou o técnico Larri Passos. – Nós conversamos e pedi para ele procurar flutuar em quadra, jogar com bolas bem fundas, mas ele não me obedeceu: em vez de flutuar, ele levitou.
Contra Spadea, o brasileiro já jogou cinco vezes, perdendo apenas uma, em 1999, no saibro do Torneio de Gstaad. O último confronto entre os tenistas foi em 2000, no Torneio de Hong Kong (quadra rápida), com vitória de Guga por 7/5, 4/6 e 7/5.
– Jogar contra o Spadea é sempre uma incógnita. Ele pode dar três winners de devolução, como pode mandar três bolas na tela – analisou o tenista.
Caso vença o norte-americano, Guga garante 110 pontos no ranking mundial, em que é o 20º colocado, e outros 22 na Corrida dos Campeões 2003, lista na qual ocupa a 19ª posição. Spadea é o número 29 do mundo e está em 27º lugar no ranking da atual temporada.