| 14/10/2003 14h23min
O brasileiro Gustavo Kuerten está fora da disputa do Masters Series de Madri (quadra rápida coberta, premiação total de 2,45 milhões de euros), na Espanha. Nesta terça, dia 14, Guga perdeu logo na estréia no torneio. Em partida válida pela segunda rodada, o cabeça-de-chave número 13 foi derrotado pelo chileno Nicolas Massu por 2 sets a 0, com parciais de 3/6 e 5/7.
Na próxima fase, já pelas oitavas-de-final, Massu vai enfrentar o vencedor do confronto entre o bielo-russo Max Mirnyi e o norte-americano Andy Roddick, segundo pré-classificado e atual campeão do Aberto dos Estados Unidos.
A partida entre Guga e Massu começou morna, com ambos os tenistas se apoiando em saques potentes e golpes rápidos junto às linhas para manterem seus serviços. Até o oitavo game, a maior ameaça foi quando Guga chegou a 15/30 no saque de Massu. Quando o brasileiro sacava em 3/4, o chileno foi para cima e teve cinco break points, todos salvos com excepcionais primeiros serviços de Guga. Na sexta oportunidade de quebra, Massu finalmente passou á frente no placar. No game seguinte, Guga chegou a ter uma chance de devolver a quebra, mas o chileno confirmou o serviço para vencer o primeiro set por 6/3.
A segunda parcial já começou complicada para o catarinense, que teve seu serviço quebrado logo no primeiro game. No quarto, Guga deu o troco depois de quatro break points, empatando a série em 2/2. Com os dois jogadores errando pouco e permitindo mínimas chances ao adversário, o jogo seguiu em igualdade.
Após o nono game, Guga chegou a pedir para ser atendido pelo fisioterapeuta da partida, com dores no joelho direito. Com o brasileiro sacando em 5/5, Massu novamente passou à frente com uma inacreditável bola na rede de Guga no quarto break point contra. Sacando para vencer o jogo, o chileno abriu 40/0 e teve três match points consecutivos. Mas Guga salvou todos e ainda obteve uma chance de devolver a quebra e levar a decisão do set para o tiebreak. O brasileiro não aproveitou a chance e Massu, ao contrário, não deperdiçou o quarto match point, vencendo por 7/5.
O próximo desafio de Guga, o penúltimo da atual temporada, será na semana que vem, quando disputa o Torneio de São Petersburgo, na Rússia. De lá, o brasileiro segue para o encerramento do ano, no Masters Series de Paris, na França.