| hmin
A delegação de Joinville ficou com o troféu do ciclismo na 16ª Edição dos Joguinhos Abertos, em Joaçaba. A competição foi encerrada nesta sexta, dia 19, com a prova de cross-country, que teve percurso de 26 quilômetros.
No final, o grande vencedor foi Joelson Schadeck, de 13 anos, de Joinvile. A segunda colocação ficou para Joelcio Soares, de Concórdia, e a terceira, com Carlos Eduardo Funka, de São Bento do Sul.
Com a soma dos resultados nas três provas – contra-relógio, resistência e cross-country – Joinvile ficou em primeiro lugar geral por equipe com 36 pontos, seguido de Blumenau em segundo com 34 pontos, e Florianópolis em terceiro com 28 pontos.
À noite, a Comissão Disciplinar dos Joguinhos confirmou o resultado da competição depois de analisar a súmula e ouvir relatos do coordenador do ciclismo, Alexandre Schneider, e da comissária de prova, Marilana Meurer. O atleta de Florianópolis, Alexsandro Dall'Annio foi eliminado da competição e suspenso por 180 dias.
Florianópolis não fez uma boa prova e o nervosismo imperou na equipe. E já na chegada ficou evidente esse detalhe quando Alexandro, que lutava pela quarta colocação, cometeu uma infração, "trancando" Pablo Reitz, de Joinvile, que chegaria em quarto.
O atleta da capital foi desclassificado pela direção da prova, a exemplo de seu companheiro de equipe, Moacir Vidal Filho, acusado pelos fiscais de ter derrubado Pablo Reitz, de Joinville, durante a competição.
O técnico da Capital Diones Chinelato entrou com protesto junto a Comissão Disciplinar dos Joguinhos solicitando a reversão da punição e os pontos de seus atletas desclassificados, mas o recurso não foi aceito.
Após o incidente da chegada, Pablo ficou na quarta colocação, Felipe Wermute, de Joinvile, em quinto, e Guilherme Olinger, de Itajaí, em sexto.