| 18/09/2003 22h01min
A natação teve nove quebras de recordes – em um total de 10 provas disputadas – no primeiro dia de competição da modalidade, nesta quinta, pela 16ª edição dos Joguinhos Abertos, em Joaçaba. Apenas o tempo dos 100m peito masculino não foi alterado.
Além das novas marcas, o primeiro dia da natação serviu para confirmar o favoritismo de Jaraguá do Sul no feminino e o de Florianópolis no masculino.
A equipe de Jaraguá do Sul fechou a primeira fase com duas medalhas de ouro e quatro de prata. Blumenau ficou em segundo lugar com duas de ouro, uma de prata, e uma de bronze. A terceira colocação na parcial desta quinta foi para Joinville, com uma medalha de prata e uma de bronze.
No masculino, Florianópolis finalizou o primeiro dia de competições com três medalhas de ouro, uma da prata e uma de bronze. São José ficou em segundo lugar com duas medalhas de ouro e uma de prata. O terceiro lugar foi para Joinville que conquistou duas medalhas de prata e duas de bronze. Joinville ficou com o terceiro lugar na colocação geral tanto no masculino quanto no feminino.
As irmãs Talita e Bárbara Hermann, de Jaraguá do Sul, foram as medalhistas de maior destaque da tarde desta quinta.
Talita conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata nas provas de revezamento 4x100m, 400m livre e 100m livre, respectivamente.
Bárbara ganhou uma medalha de ouro no revezamento 4x100m, prata no 400m livre e bronze nos 100m livre.
No masculino, o destaque foi Daniel Morais de Florianópolis com duas medalhas de ouro e uma de prata no revezamento 4x100m, 400m livre e 100 metros costas, respectivamente.
Os vencedores dos troféus da natação serão conhecidos na tarde desta sexta.
Saiba quem quebrou os recordes: