| 14/09/2003 22h27min
Joinville largou na frente na briga pelo título do 16º Joguinhos Abertos, realizado em Joaçaba. Os atletas do maior município do Estado somaram 42 pontos. Blumenau vem em segundo na contagem geral, com 26. Atletismo e Ginástica Olímpica iniciaram as premiações do evento, nas disputas realizadas neste final de semana, dias 13 e 14.
Os três ginastas paulistas que integram a equipe de Florianópolis eram as novidades entre os atletas e também o principal receio para os competidores de Itajaí, Blumenau e Joinville.
Como não eram conhecidos, eles poderiam ser o diferencial da competição e garantir o título para a equipe de Capital. Mas isso não se confirmou. O favoritismo de Fábio Santos vingou nos Joguinhos.
Das seis modalidades disputadas ele venceu quatro. O atleta de Itajaí ficou em primeiro no cavalo, nas argolas, nas parelelas e na barra.
No solo, o destaque foi André Cunha, que pontuou 9,4 e levou a medalha de ouro para Joinville.
Pablo Walker conseguiu o primeiro lugar para Blumenau na final do salto.
No feminino, Natasha Techy, de Joinville, vibrou muito com o primeiro lugar nas provas de salto e paralelas. As conquistas de sábado foi um presente ao esforço da atleta que realizou as competições com dores no pé esquerdo.
– Fiquei uma semana sem treinar para me recuperar, mas voltei sentir a lesão. Ainda bem que consegui superar isso – disse.
Neste domingo, ela não manteve o mesma eficiência nas trave e no solo. Os títulos ficaram para Marina Tondo, também de Joinville, e Jéssica Muller, de Blumenau, respectivamente.
No atletismo, o final de semana apontou os campeões das 18 competições de 14 modalidades. Joinville foi bicampeão na modalidade. Mas atletas de outras cidades também se destacaram.
A prova dos 100 metros rasos masculino ganhou um atenção especial por ter cinco favoritos. Quem levou a melhor foi Diego Peiter, de Jaraguá do Sul, com o tempo de 11seg55.
Nos 3 mil metros rasos, Paula Maleske, de Caçador, ganhou o ouro. Ela largou em terceiro e na terceira volta estava acompanhando o ritmo da primeira colocada, Aline Bandeira, de Joinville. Faltando apenas 100 metros para o término, ela ultrapassou a adversária e venceu com 11min26seg.
Nesta segunda, o judô define todos os medalhistas.
A disputa em Joaçaba se encerra no próximo sábado.
DIEGO ROSA / DIÁRIO CATARINENSE