| hmin
As três maiores potências esportivas do Estado, Joinville, Blumenau e Florianópolis, prometem brigar ponto a ponto pelo troféu de campeão geral da 16ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina que inicia nesta sexta, dia 12, em Joaçaba. No ano passado, em Tubarão, a delegação de Blumenau foi campeã com 128 pontos, contra 126 de Joinville. Blumenau já tem 11 títulos, Florianópolis tem dois (1989 e 2002) e Joinville foi campeão geral em 1997.
Florianópolis é a maior delegação, participa de 23 modalidades e só não compete no handebol feminino. Joinville e Blumenau participam de 22 modalidades. Os joinvilenses estão fora do futsal masculino e feminino e Blumenau não tem participação no futebol e futsal feminino.
Florianópolis conta com o troféu do tênis masculino, que tem o reforço de Bruno Rosa, segundo colocado no ranking mundial da categoria e que no ano passado defendeu Blumenau. A natação, reformulada em relação a 2002, o judô e o ciclismo, são troféus que estão nos planos da equipe da capital. O time de futebol, fruto de uma seleção entre Avaí e Figueirense e mais algumas modalidades coletivas podem ser vencidas por times de Florianópolis.
Joinville também aposta no seu time de futebol, formado à base da Sociedade Irineu e do juvenil do JEC. Tem a GRD e o tênis de mesa como favoritos, e acredita no potencial das suas equipes de basquete masculino, ciclismo e handebol nos dois naipes.
Para Blumenau, o único resultado esperado é o 12º troféu de campeão geral dos Joguinhos Abertos. A esperança dos blumenauenses está na reconquista do troféu do atletismo, na natação, ginástica olímpica feminino, xadrez, handebol masculino, basquete masculino e os dois naipes do vôlei.