| hmin
A 16ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina abre na noite desta sexta, dia 12, no Centro de Eventos da Unoesc, em Joaçaba. Até o dia 20, quatro mil atletas, com idade entre 14 a 17 anos, vão defender seus municípios, em 14 modalidades esportivas.
O tema da abertura desse ano é a inclusão social. De acordo com o presidente da comissão organizadora, Eli Martins, a cerimônia vai enfatizar temas como drogas, violência e problemas sociais que podem ser superados através do esporte.
A cidade está se mobilizando para os Joguinhos desde o início do ano. As delegações, representando 78 municípios, chegaram durante a semana em Joaçaba. O coordenador geral dos Joguinhos, Erasmo Damiani, elogiou a estrutura esportiva do município para o evento, destacando a quadra do ginásio da Unoesc como uma das melhores do Estado.
Nesta quinta foi acesa a tocha olímpica pela judoca joaçabense Ariela Marca, que é tricampeã na modalidade nessa competição. Antes mesmo da abertura oficial, os atletas estarão suando a camisa em busca do título. Pela manhã iniciam os jogos coletivos. Estão agendados 22 disputas de futsal, basquete, handebol e vôlei.
Nesse final de semana são realizadas as finais do atletismo. O treinador da equipe de Itajaí, Deraldo Oppa, auxilia o corpo técnico no comando de 37 atletas. Ele quer melhorar o desempenho do ano passado, quando o município ficou em quarto na modalidade.
– Se chegarmos em terceiro vai ser uma conquista – revelou.
Para o técnico, Blumenau, que é o atual campeão, é o forte candidato ao título.
O tenista Bruno Rosa, primeiro no ranking brasileiro na categoria juvenil, vai defender as cores de Florianópolis. A estréia vai ser neste sábado contra Concórdia.
No basquete, os irmãos do jogador medalha de ouro pela Seleção no Pan, Tiago Spittler, também integram o corpo de atletas. Michele e Marcelo Spittler escalam as equipes feminina e masculina de basquete de Blumenau.
DIEGO ROSA / DIÁRIO CATARINENSE