| hmin
Com a confirmação da desistência de Palhoça e São Ludgero, no Congresso Técnico dos Joguinhos Abertos, realizado na tarde de quinta, dia 28, no auditório da Unoesc, em Joaçaba, ficou definida a participação de 78 municípios na etapa estadual. O evento está programado para 12 a 20 de setembro, com a disputa de 14 modalidades e 24 troféus.
O Congresso coordenado pela área técnica da Fundação Catarinense de Desportos (Fesporte), através do Diretor de Desporto, Aguinaldo Nunes e o Gerente de Rendimento, Erasmo Damiani, e pelo diretor geral, João Ghizoni, também apresentou as novidades para esta 16ª edição.
A mais importante é a disputa em dois dias de provas, na sede dos Joguinhos, de classificatórias para o atletismo, ao invés dos troféus Nakashi e Governador do Estado. Cancelando estas duas competições e, colocando as classificatórias nos dias 10 e 11, a Fesporte atende um pleito dos municípios para a redução de seus custos, a exemplo do que já ocorreu na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc).
As outras novidades estão no caratê, em seu primeiro ano nos Joguinhos como modalidade de apresentação, na estréia do futsal feminino e na fórmula de disputa para modalidades com 12 participantes. Em Joaçaba, o futsal feminino, os dois naipes do handebol e o vôlei masculino classificam oito equipes para a segunda fase: são três chaves de quatro, saindo os dois primeiros de cada chave mais os dois melhores terceiros pelo índice técnico.
Antes do sorteio das chaves para os Joguinhos, a Fesporte assinou um termo de compromisso para a realização, em Joaçaba, da terceira edição do Campeonato Catarinense Escolar de Futsal – Catarininha. Esta competição vai ser disputada por oito equipes no masculino e oito no feminino.