| 14/09/2003 14h33min
O holandês Sjeng Schalken conquistou o título do Brasil Open ao derrotar o alemão Rainer Schuettler na decisão deste domingo, dia 14, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4. Cabeça-de-chave número 2 no torneio na Costa do Sauípe (BA), Schalken ergueu o segundo troféu na temporada – já havia faturado um título em casa, no Torneio de s´Hertogenbosch.
Pela vitória, o holandês soma 35 pontos na Corrida dos Campeões 2003, além de outros 175 no ranking mundial e premiação de US$ 52 mil. Primeiro pré-classificado, Schuettler levou pelo vice um total de US$ 30 mil em prêmios, além de 120 pontos no ranking mundial e outros 24 na Corrida. Em sua 12ª final na carreira, este foi o nono título de Schalken.
– Num torneio em que havia Guga, Schuettler e Gonzalez (o chileno Fernando Gonzalez), não poderia me incluir entre os favoritos – disse, humilde, o número 13 do mundo.
Em sua melhor temporada como profissional, Schuettler soma mais um vice ao do Aberto da Austrália. O alemão, que também foi semifinalista nos Masters Series do Canadá, de Indian Wells e de Cincinnati, vai defender a Alemanha contra a Bielorrússia no próximo final de semana pelos play-offs do Grupo Mundial da Copa Davis. Bem perto da vaga na Masters Cup com o atual sexto lugar da Corrida dos Campeões, Schuettler joga agora em Tóquio, Lyon, Madri, São Petersburgo e Paris.