| hmin
A Grã-Bretanha vai apoiar a candidatura do Brasil ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, afirmou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o final de semana, que via o Brasil como um candidato preeminente na disputa por uma vaga para a América Latina no conselho.
Lula e Blair encontraram-se durante uma reunião entre líderes políticos mundiais de centro-esquerda, em Londres. A Grã-Bretanha também apóia as apresentações das candidaturas do Japão, Alemanha e Índia para integrarem o Conselho de Segurança da ONU.
A Grã-Bretanha é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, que é responsável pelas decisões crucias sobre paz e guerra na ONU. Os outros quatro membros permanentes no conselho são Estados Unidos, Rússia, China e França. A reforma do Conselho de Segurança, com o objetivo de ampliar a participação de outros países no organismo, tem sido bastante debatida na comunidade internacional, mas ainda não há um acordo sobre o tema na ONU.
Com informações da agência Reuters.