| hmin
A assinatura dos acordos que devem facilitar a regularização da situação de brasileiros em Portugal foi comemorada nesta sexta, dia 11, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro foi realizado na residência oficial do primeiro-ministro, Durão Barroso, no Palácio de São Bento, onde foram discutidas questões econômicas relativas aos países irmãos.
O premiê Durão Barroso garantiu que o acordo será colocado em prática o mais rápido possível. Ele enfatizou que todos os brasileiros que cumprirem a lei portuguesa serão bem vindos a Portugal. Lula declarou ter certeza que o país terá toda boa vontade com esses imigrantes porque "as pessoas vêm pra cá para trabalhar".
Durante o encontro, foram assinados três acordos relacionados com a contratação recíproca, facilitação de circulação de pessoas e à prevenção e repressão do tráfico ilícito de migrantes, que segundo Durão Barroso, vão "resolver situações pendentes" de imigrantes brasileiros ilegais em Portugal.
Além de dizer que deixará Portugal no próximo sábado, dia 12, extremamente realizado, Lula destacou que o primeiro-ministro é um aliado, um verdadeiro irmão. Em seu discurso, o premiê português também não poupou elogios. Ele afirmou aceitar com muito gosto o convite do presidente brasileiro para que ele visite em breve o Brasil. .
– O sucesso do presidente Lula será o sucesso do Brasil - disse Durão.
O premiê agradeceu a visita do presidente Lula pela primeira vez ao país. Ele destacou ainda que, em um mundo globalizado, todos os países precisam ser amigos, mesmo as grandes potências. As informações são da Globo News e agência Brasil.