clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Verão  | 12/02/2011 10h11min

Verão também combina com cinema

Confira a lista de filmes que preparamos para você curtir na estação mais quente do ano

Jaqueline Crestani, Especial

Quem disse que cinema não combina com verão e muito menos com praia está completamente enganado. Afinal, se as férias são um bom momento para colocar as leituras em dia, porque não dizer que são também uma oportunidade para assistir aos filmes que se deixou de ver durante o ano?

É exatamente este o lema de Edílio Müller, proprietário da locadora Express de Capão da Canoa. O estabelecimento se mantém há 15 anos e, segundo ele, o movimento durante o veraneio só aumenta:

– Temos muitos clientes veranistas que aproveitam as férias para ver os filmes que ainda não assistiram. Claro que quando chove, o movimento cresce e é melhor para a gente, mas nunca tivemos problemas – relata Edílio, que diz que com a chuva muda o gênero cinematográfico mais locado: os infantis tomam o lugar das ações e das comédias.

Uma das clientes assíduas da locadora durante a temporada é a designer de interiores Júlia de Paiva Schröer, que veraneia em Capão desde criança.

– Eu, meus filhos e meu marido ficamos na praia de dezembro a março e é hábito nosso sempre pegar um filminho para ver de noite, já que durante o dia, se tem sol dá pena não aproveitar a praia – conta Júlia.

>Para ajudar na escolha do título perfeito para ver nesta época, o editor de cinema de Zero Hora Daniel Feix preparou uma lista de filmes que tratam do tema verão e férias. Confira:

Vicky Cristina Barcelona: filme que o cultuado diretor e roteirista Woody Allen fez na Espanha. Lançado em 2009, é a história de um verão de duas jovens norte-americanas (Scarlett Johansson e Rebeca Hall) em férias pela Catalunha, suas experiências e descobertas, que incluem a paixão por um conquistador artista plástico local (Javier Bardem). Com Penélope Cruz.

Férias Frustradas de Verão: tem como protagonista o ator Jesse Einsenberg, de A Rede Social. É dirigido por Greg Mottola, de Superbad: É Hoje e foi lançado em 2009. Conta a história de um garoto que acaba de se formar, mas em vez de aproveitar as férias precisa trabalhar e acaba conseguindo emprego num parque de diversões (em Nova York, o mesmo em que Mottola trabalhou quando adolescente na vida real).

Loucuras de Verão: clássico sobre a juventude norte-americana de 1973, dirigido por George Lucas (que criaria a série Star Wars quatro anos depois) no início de sua carreira. Dois jovens decidem aproveitar a última noite do verão antes de ir para a universidade. O filme também é conhecido por aqui pelo seu título original, American Graffitti.

Chuva de Verão: filme neo-zelandês de Christine Jeffs que foi lançado no Brasil e depois ficou famoso quando teve sua sinopse comparada à do filme brasileiro À Deriva (li à época que os produtores do filme original, lançado em 2001, teria reclamado de plágio). A trama acompanha as férias de uma família na costa neo-zelandesa e o amadurecimento da filha adolescente que descobre as fissuras familiares em meio à curtição. À Deriva foi dirigido por Heitor Dhalia (de O Cheiro do Ralo) e tem no elenco o francês Vincent Cassel e a brasileira Débora Bloch.

Ressaca de Amor: comédia escrachada sobre um homem (Jason Segel) que leva um fora e vai para o Havaí passar férias. Chegando lá, encontra justamente a ex-namorada, que é estrela de televisão e está a passeio com o novo affair, um astro de rock britânico. O filme é de 2008. Em 2010, grande parte de seus personagens reapareceu em O Pior Trabalho do Mundo, outra comédia escrachada e politicamente ainda mais incorreta assinada pelo mesmo diretor Nicholas Stoller.

Curso de Verão: clássico da Sessão da Tarde nos anos 1980 e 1990 sobre um grupo de estudantes que precisa passar as férias estudando. É de 1987 e é dirigido por Carl Reiner. O protagonista é um professor descolado interpretado por Mark Harmon. Os alunos, um bando de bagunceiros estereotipados que escancaram aquele apelo de comédia popular típico dos longas de adolescente produzidos nos EUA à época.

Férias Frustradas: outro clássico das sessões da tarde, sobre uma viagem de férias de família pela visão do filho adolescente. De Harold Ramis. Com Chevy Chase, como o pai empolgado e paspalhão, e Anthony Michael Hall, figura carimbada nos filmes do gênero (como Mulher Nota 1.000 e Clube dos Cinco).

Um Verão para Toda a Vida: filme australiano de 2007 sobre um grupo de quatro meninos órfãos que são criados juntos em um convento. A trama se passa no período de um verão representativo do início do rito de passagem para a idade adulta. Rod Hardy dirige, a partir do livro homônimo de Michael Noonan adaptado pelo roteirista Marc Rosenberg.

Antes do Amanhecer: filme de 1995 dirigido por Richard Linklater em que uma jovem francesa (Julie Delpy) e um norte-americano (Ethan Hawke) se conhecem em um trem pela Europa no final de suas férias. Idealistas e sonhadores, os dois decidem passar um dia juntos em Viena antes de voltar para suas casas. Reflexão sobre a efemeridade da paixão e do amor, que tanto combina com o clima desse período de férias - embora não seja exatamente um filme "de férias"...

Houve uma Vez Dois Verões: um representante brasileiro e gaúcho da lista. Foi dirigido por Jorge Furtado e lançado em 2002. Conta a história de um amor de verão no Litoral Norte do Estado entre um garoto inocente (André Arteche) e uma garota nem tanto (Ana Maria Mainieri), que vão se cruzar novamente em Porto Alegre após ficarem juntos na praia.

ZERO HORA
Jaqueline Crestani / 

Júlia de Paiva Schröer mantém o hábito de ver filmes durante o veraneio em Capão da Canoa
Foto:  Jaqueline Crestani


Comente esta matéria
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.