clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 10/01/2011 21h46min

Conselho da Comunidade e OAB vistoriam presídio de Blumenau na quarta

Integrantes das entidades vão verificar condições físicas das celas do regime fechado

Integrantes do Conselho da Comunidade, responsável por vistoriar as condições do Presídio Regional de Blumenau, farão uma visita à unidade nesta quarta-feira, às 14h. Acompanhado de representantes da Subseção de Blumenau da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o grupo vai vistoriar as condições das nove celas construídas em novembro para 120 detentos do regime fechado.

Supostas más condições de convivência e ocupação do espaço, além do calor excessivo nas celas, são questionadas pelos presos e familiares. Na manhã desta segunda, parentes de detentos protestaram em frente à unidade por melhorias nas celas. As condições das celas vistoriadas serão repassadas ao juiz-corregedor, Edson Marcos de Mendonça, ao Ministério Público e ao Tribunal de Justiça.

Nesta segunda, a juíza-corregedora substituta do presídio, Fabiola Dunka Geiser, encaminhou ofício à Vigilância Sanitária e ao Instituto Geral de Perícias para solicitar uma perícia técnica, a fim de esclarecer as condições de habitação das novas celas do regime fechado. Ela também abriu inquérito para investigar supostas agressões de policiais e agentes prisionais ao detentos.

A movimentação dos detentos começou sexta-feira, quando um visitante foi feito refém, e no sábado com um princípio de rebelião. No domingo, nove detentos fugiram do regime fechado. Até a noite desta segunda, apenas quatro deles haviam sido recapturados.

Domingo à noite, 20 detentos envolvidos no princípio de rebelião foram transferidos para os presídios de Criciúma, Araranguá, Curitibanos e Caçador.

JORNAL DE SANTA CATARINA
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.